quinta-feira, 17 de julho de 2014

Minuto USP: Logoterapia aplicada ao Envelhecimento

A Profª Marina Lemos, diretora do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl, foi entrevistada pelo Minuto USP onde explicou o que é Logoterapia, seus princípios e benefícios, e divulgou o evento II Congresso de Logoterapia Aplicada ao Envelhecimento que será realizado nos dias 5 e 6 de setembro.







quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sobre Viktor Frankl

Viktor Emil Frankl



Foi o fundador da Logoterapia, a psicoterapia centrada no sentido da vida, como resposta ao vazio existencial e as suas consequências: depressão, drogadição, violência e desvalorização da sexualidade.

Sobrevivente de quatro campos de concentração, inclusive Auschwitz, comprovou que o ser humano, apesar de muitas vezes viver numa situação desumanizadora pode usar a capacidade interior para superar as dificuldades e sair fortalecido.

Frankl afirmou cientificamente que “o homem, pode encontrar sentido em cada situaçãoda vida e dar-lhe uma resposta adequada”.

Viktor foi um marido apaixonado, casado com Elly por 52 anos, com quem viveu uma vida de esperança e de fé, uma vida dedicada a proclamação da unidade da família humana, ao desafio dos valores materialistas e a alentar a busca de sentido da vida.

Nasceu em Viena em 26 de março de 1905 e faleceu em 02 de setembro 1997.

Princípios de vida de Viktor Frankl


  • Fazer as menores coisas com o mesmo esmero que as grandes, e as maiores, com a mesma tranquilidade que as menores.
  • Realizar tudo com antecedência, e não na última hora.
  • Não só fazer tudo com a maior antecedência possível, como fazer primeiro o desagradável, depois o agradável.
  • Aprender a organizar o tempo somente para dispor sempre de mais tempo para as coisas essenciais.
  • Não se esquecer de algo de bom que uma pessoa lhe tenha feito, e não guardar rancor por algo mal.
  • Quando lhe acontece algo, por ex., uma ofensa, se ajoelha em pensamento e deseja que não lhe aconteça no futuro, algo pior.
  • Ver sempre o positivo.
  • Ser agradecido à vida e celebrar, fixando aniversários de situações significativas, para festejá-las.


O que é logoterapia

Em Logoterapia, logos quer dizer “sentido”, portanto, em tradução literal, é “terapia através do sentido”, uma psicoterapia centrada no sentido, um método de tratamento psicoterapêutico. Viktor Frankl desvela a dimensão do propriamente humano, a dimensão existencial, noética ou espiritual, que nos desperta para a busca e realização do sentido da vida. Por uma minuciosa análise fenomenológica, Frankl confirma o fato de que “o homem, no fundo, sempre aspira a encontrar um sentido para a sua vida e a atingir plenamente este sentido, realizando-o”.

A Logoterapia se concentra mais no futuro, ou seja, nos sentidos e valores a serem realizados pela pessoa em seu futuro. Não se prende aos traumas do passado, às perdas, à herança genética, aos condicionamentos sociais, mas se lança ao que a vida espera de cada um, e essa visão de sentido a ser realizado é o que propicia o antagonismo noopsíquico, a capacidade de sobrepor-se aos condicionamentos psicofísicos, às adversidades, pelo “poder de resistência do espírito” (que suscitou o conceito precursor de resiliência), que capacita ao homem impor seu caráter humano de decisão e superação, apesar das condições psicofísicas e das circunstâncias sociais e ambientais adversas, como diz Frankl. 

Essa escola de psicoterapia, considerada a Terceira Escola de Psicoterapia de Viena, segundo seu autor: “dirige-se não ao sintoma, senão a introduzir uma mudança na postura, uma conversão pessoal do paciente frente ao sintoma”, e, como consequência, há melhora dos sintomas; não se fecha no âmbito das psicopatologias, mas se abre e penetra na dimensão dos fenômenos especificamente humanos. 

Viktor Frankl não anula as contribuições de outras abordagens psicoterápicas, antes, estas contribuições são reinterpretadas, reavaliadas e reumanizadas por ele. 

Entrevista Viktor Frankl